A todos os Papa Mikes, um excelente Dia dos Pais!

Por que o PAI PM é tão especial?

Quando a gente vê a publicidade de produtos para presentes do Dia dos Pais, estão lá os modelos estereotipados que representam a paternidade para o mercado. São executivos, atléticos, modernos e bonitões. E heróis aos olhos de seus filhos, a quem amam, educam e estão presentes na criação da sua prole. Representam o cidadão comum, que sai de casa, trabalha e retorna ao seio do lar no comecinho da noite, para curtir a sua família.
Como seria se, no lugar deste padrão de “Pai”, a publicidade usasse como modelo o Pai PM? Improvável, pois a rotina dura de um policial militar não venderia perfumes, moda, celulares ou joias. E também não há a possibilidade de glamourizar o trabalho do pai-guerreiro, uma vez que a vida real não é uma série ficcional da tevê.
O Pai PM é humano e verdadeiro, ao contrário do arquétipo perfeito e charmoso do pai de comerciais. Ele é aquele que sai para a sua missão, deixando os filhos em casa sem saber se volta. Ele é o homem que enfrenta a violência das ruas, cometida muitas vezes por pessoas com a idade de seus filhos – que poderiam ser seus filhos.
E, mesmo sendo um herói de verdade, o Pai PM se sente impedido de ir à festinha do Dia dos Pais no colégio, para que seus filhos o exibam com orgulho elegantemente fardado. Hoje, a exposição é perigosa, traz riscos para ele e para a sua família. Mas, todo o esforço e sacrifício valem à pena. Aquele homem duro se dissolve como manteiga diante dos sorrisos de seus amores maiores. Seu papel favorito é “pai-amigo”, que valoriza cada minuto para bater-papo, ajudar nos deveres de casa, jogar bola, pegar onda, contar histórias, ir ao cinema e comer aquela pizza na folga com os seus filhos.
É isso que o Comando da PMERJ deseja de presente neste domingo a todos os pais da nossa Corporação: muita saúde e energia, para cuidarem da segurança da sociedade, e, acima de tudo para protegerem o seu bem maior: a sua família.

 

Fonte: PMERJ

Deixe um comentário