SESEG ENTREGA MAIS DE 140 RADIOTRANSMISSORES AOS MUNICÍPIOS DE DUQUE DE CAXIAS, MESQUITA E SÃO JOÃO DE MERITI

 

O subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg), Rodrigo Alves, e o superintendente de Comunicações Críticas Alexandre Corval, fizeram, nesta segunda-feira (31/07), a entrega de 145 radiotransmissores para três prefeituras da Baixada Fluminense: Duque de Caxias, Mesquita e São João de Meriti. Com isso, treze prefeituras passam a ser integradas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova. Estiveram presentes à solenidade, no auditório do CICC, o prefeito de São João de Meriti, João Ferreira Neto, o secretário de Segurança, Ordem Pública e Cidadania de Mesquita, Sergio Mendes e o secretário de Segurança de Duque de Caxias, Robson André, além de várias autoridades dos três municípios.
Adquiridos e utilizados durante os Jogos Rio 2016, os rádios são um importante legado e permitem a comunicação com outros órgãos de segurança, beneficiando diretamente a população dessas áreas.
O subsecretário de Comando e Controle, Rodrigo Alves, falou da importância da parceria entre os municípios:

“A melhor forma de enfrentar a crise pela qual passa o estado é somando esforços. No momento, a maior integração é fazer com que todos possam se falar: na mesma linguagem, no mesmo canal. A entrega dos rádios hoje permite isso. Há algum tempo, a Seseg recebeu os aparelhos, um importante legado dos jogos para a segurança, e vem fazendo parcerias com as prefeituras. Isso facilita muito os planejamentos e agiliza os contatos “, afirmou o subsecretário.

O superintendente de Comunicações Críticas, Alexandre Corval, destacou a importância dos aparelhos:

“Essa rede é digital e esses equipamentos são capazes de trafegar dados. É possível ter acesso a uma aplicação para que seja feito o monitoramento por GPS do posicionamento do efetivo que estiver em suas atividades corriqueiras. Uma outra informação importante é que a rede possui uma estrutura de segurança, precisa de autenticação e a comunicação é segura. Além dos grupos que cada prefeitura vai construir, todos os rádios vem acompanhados de grupos de comunicação de todas as forças que operam na rede “, disse ele.

Para o prefeito de São João de Meriti, João Ferreira Neto, a iniciativa é importantíssima, mas é o primeiro passo. Ele destacou que é preciso controlar a entrada de armamento no estado, além de intensificar outras medidas.

O secretário de segurança de Duque de Caxias, Robson André, destacou que é preciso unir as seguranças públicas da Baixada porque os municípios são muito próximos fisicamente. E que a integração com a Secretaria de Estado de Segurança é fundamental.

O secretário de Segurança, Ordem Pública e Cidadania de Mesquita, Sergio Mendes, afirmou que o município está sempre disposto a contribuir, não só recebendo ajuda, mas também ajudando no que for possível. Segundo ele, os radiotransmissores vão unificar a comunicação e permitir um melhor atendimento à população.

Desde o primeiro semestre, a superintendência de Comunicações Críticas (SSCRIT) da subsecretaria de Comando e Controle (SSCC) vem fazendo a entrega dos radiotransmissores em todas as regiões do Estado. As prefeituras de Niterói e São Gonçalo foram as primeiras a serem beneficiadas. Em seguida, foram alinhados convênios com os municípios do Médio Paraíba (Piraí, Barra do Piraí,Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia), assim como da Região Centro-Sul Fluminense (Valença e Paraíba do Sul) e outros municípios do estado, totalizando 22 acordos de cooperação firmados. Do total de 12 mil aparelhos, cinco mil haviam sido cedidos pelo Estado inicialmente para a organização dos Jogos Rio 2016. Eles foram vistoriados e reconfigurados pela superintendência. Sete mil aparelhos já haviam sido incorporados à Polícia Militar e outros dois mil à Polícia Civil, enquanto duzentos estão em uso pela Secretaria de Segurança. Outros 300 foram entregues à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.

Os 12 mil novos aparelhos são mais resistentes, inclusive à água, e contam com sistema digital no padrão TETRA criptografado, que garante a rápida resposta e comunicação segura entre as equipes operacionais espalhadas por todo Estado e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Além da alta qualidade de som, os aparelhos permitem o monitoramento por GPS – com localização das equipes em campo por mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência – e longa autonomia da bateria. A tela dos novos aparelhos foi aprimorada e permite o envio de mensagens curtas, estilo SMS. Entre os acessórios, o rádio dispõe de sistema PTT (push to talk / aperte para falar) de lapela acoplado e fone de ouvido, itens que facilitam o uso.

 

Fonte: SESEG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s