GOVERNO DO RIO ANUNCIA PLANO ‘CARGA SEGURA’

 _48A0117

Ações reforçam a segurança nas principais vias de acesso ao estado

 

O governador Luiz Fernando Pezão anunciou, nesta sexta-feira (28/07), o lançamento do plano‘Carga Segura’, para o Enfrentamento ao Roubo de Cargas, elaborado pela Secretaria de Segurança. O plano, que inicialmente deverá se estender até o final de 2018, inclui um conjunto de ações envolvendo o Estado com reforço e participação da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, além da integração com os ministérios da Justiça e da Defesa e do setor privado.
– Vamos enfrentar energicamente essa modalidade de crime. Estamos fazendo um grande trabalho de integração, que poderá ser visto e será intensificado a partir de hoje. Essa parceria não só vai combater o roubo de cargas, mas também a entrada de fuzis e de drogas no Rio de Janeiro. Tenho certeza de que o Estado fica mais fortalecido – afirmou o governador.

_48A0140
O secretário de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, explicou que o plano é resultado de um trabalho conjunto de várias áreas do governo, especialmente da Segurança, Casa Civil e Desenvolvimento Econômico e Fazenda.

– A área do desenvolvimento econômico vem sendo afetada, obviamente, porque os roubos de carga prejudicam o abastecimento. É um problema que afeta o Brasil inteiro, mas no Rio teve uma escalada recente que chamou a atenção de todos nós e, por isso, a resposta vai ocorrer em um nível bastante intenso. Juntamos o setor privado através da representação de mais de 70 entidades, sindicatos, federações, empresas de todos os setores da economia que opinaram, trouxeram suas sugestões e falaram das suas demandas e necessidades. E a resposta do estado e do governo federal está materializada nesse plano.
De acordo com o secretário de Segurança, Roberto Sá, também será criado um grupo de monitoramento a roubo de cargas, que terá encontros quinzenais.
– Elaboramos a ideia de maneira modular para que possamos, além de atuar onde a mancha desses delitos é mais significativa, também assegurar um rápido deslocamento das forças policiais. Acreditamos que o planejamento está muito bem definido e teremos uma resposta significativa – disse.
Dados
Segundo registro divulgado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), foram registrados 1.037 crimes deste tipo em maio, 49% a mais do que no mesmo período do ano passado. De acordo com a Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro (Fetranscarga), no ano passado os prejuízos com os roubos de carga chegaram a cerca de R$ 1 bilhão, e poderão aumentar cerca de 30% em 2017.

Também participaram do anúncio do plano o chefe de Polícia Civil, Carlos Leba; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wolney Dias; e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Rio, José Roberto Gonçalves de Lima Neto.

 

Fonte: SESEG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s